domingo, março 30, 2008

No mundo do faz de conta

No mundo do faz de conta as flores são feitas de papel e têm um suave cheiro a essências fabricadas em laboratórios acreditados.
No mundo do faz de conta os sentimentos vendem-se em pacotinhos de 250 g os quais têm de brinde uma saqueta de emoções.
No mundo do faz de conta as lágrimas colam-se e descolam-se numa admirável aderência tocando a perfeição.
No mundo do faz de conta as crianças são feitas de materiais suaves ao toque podendo ou não serem descartáveis.
No mundo do faz de conta o amor é uma bola redonda com a qual se pode jogar futebol de salão.
No mundo do faz de conta tudo é bonito, tudo é mutável, tudo é perfeito, tudo está feito à imagem e semelhança das pedras que numa sincronia perfeita e assustadora rolam pelas ruas.
No mundo do faz de conta, por vezes, aparecem pessoas que são usadas como armas de arremesso.

sábado, março 29, 2008

Jovens, bonitos e alegres

De passagem entre o jantar e a ida à discoteca recebi-os em casa. Foi gratificante, sinto-me feliz. Eles sabem coisas que eu não sei e eu sei coisas que eles não sabem, trocámos "saberes".

quarta-feira, março 26, 2008

Camuflagem

O que levará as pessoas a viveram num sistema fechado onde os sentimentos vivem camuflados?
Tanto se escreve sobre sentimentos e emoções, no entanto, ainda não se conseguiu chegar a um consenso. António Damásio encontra-se com Espinosa e diz-nos que «os sentimentos não são uma mera decoração das emoções, qualquer coisa que possamos guardar ou deitar fora». No entanto, nunca como agora os sentimentos tiveram uma natureza tão descartável. Entristece-me constatar esta realidade.
Controlamos a alegria, a tristeza, o medo, o ciúme, controlamos, afinal, o amor com que desejaríamos viver, para nos envolvermos na permanência da mentira e do embuste.
Acreditamos no livre arbítrio? Ou pretendemos «uma liberdade radical, uma redução da dependência em relação aos objectos de que somos escravos»?
Partículas errantes num Universo que desconhecemos, numa busca permanente do eldorado, da felicidade em cada dia adiada.
«... [Espinosa] queria transformar-se num homem livre.»
E voltamos à velha questão da difícil convivência da razão e do afecto, da emoção.
Dúvidas de uma mulher que por vezes pensa.

terça-feira, março 25, 2008

Síndrome de Asperger

foto
Hoje, num dos meus passeios pela blogosfera encontrei um blog onde se falava de autismo. Nada sei sobre o assunto, mas tenho uma amiga muito próxima que descobriu, há pouco tempo atrás, que o seu filho de 25 anos tinha todas as características de Asperger. Percebeu finalmente o que fazia com que ele fosse um pouco diferente dos outros. Admiro-a, contra tudo e contra todos fez do filho um homem independente, recusou sempre o estigma da diferença sem perder de vista o facto de ele ser diferente.

sexta-feira, março 21, 2008

os professores e os alunos

"Já quase tudo foi dito, no entanto, não sou capaz de deixar de comentar. Está certo que houve da parte da Professora uma grande falha relativamente à atitude a tomar numa situação de crise, mas também é verdade que situações como esta acontecem mais vezes do que seria desejável, o que faz com que determinados Professores vivam situações de grande stress. A população escolar é muito variável e esta deve ser muito problemática, talvez seja altura de alguém pensar em dar formação específica para enfrentar situações deste tipo. A violência a que estão sujeitos alguns Professores faz deles uma classe profissional considerada de alto risco. Acho condenável que o Expresso tenha divulgado este vídeo. Que venha a avaliação dos Professores e a responsabilização dos Pais."

Ontem publiquei este comentário neste site . Achei que era condenável o Expresso ter publicado o filme na sua página online, hoje já tenho dúvidas, talvez sirva para alertar a população em geral para situações de grande violência que se vive em algumas escolas.
É fundamental que nós, como pais e encarregados de educação, cumpramos as nossas funções para que os outros possam cumprir as deles.

blogs

Hoje andei a ler blogs. Como gostaria de ter a capacidade e a imaginação de criar um espaço que não se tornasse rapidamente numa grande monotonia. Há blogs narrativos. Há blogs informativos, outros deformativos e outros criativos. Há blogs bonitos, outros agressivos e outros do além. Mas quase todos nos transmitem a grande necessidade que o ser humano tem de comunicar. A escrita neste espaço quase tão infinito como o ponto onde duas rectas pararelas se encontram acaba por tornar possível a interacção entre os deuses e os simples mortais. É claro que há deuses que jamais descerão dos seus tronos, mas saber que estão à distância de um clic faz-me sentir bem.

quarta-feira, março 19, 2008

última hora

sol

Já não há bilhetes, mas que desilusão a minha! Gosto de Jazz, gosto de ir ao Hot Clube e pensei que por ser véspera de feriados iria conseguir bilhete (S. Jorge) com facilidade. Enganei-me! Vi-os há uns anos na Gulbenkian, Encontros Acarte.

segunda-feira, março 17, 2008

o espaço e o tempo



"Os estados de consciência de um indivíduo aparecem-nos dispostos numa série de acontecimentos na qual cada estado particular acessível à nossa memória parece estar disposto segundo o critério irredutível de antes e de depois" Albert Einstein

sábado, março 15, 2008

Le Chatelier

(...) saudade gosto amargo de infelizes delicioso pungir de acerbo espinho (...) Almeida Garrett

Desde que o meu irmão morreu que quase deixei de escrever neste espaço. Quando nos abalam os alicerces demoramos algum tempo a restabelecer o equilíbrio.
.....
Pelo princípio de Le Chatelier "quando um sistema em equilíbrio é perturbado, a alteração que nele se opera é de molde a reduzir o efeito imediato daquela perturbação."
......
Nestas alturas de grande perturbação e profundo desequilíbrio poucos são os que conseguem manter-se como pilares adjacentes, para esses vai a minha eterna gratidão.
Expor as nossas fragilidades não cai bem numa sociedade onde temos que ser fortes, belos e saudáveis. Estou cansada de ser forte.

Hot clube - 60 anos

Expresso