segunda-feira, junho 19, 2006

Ainda a parte humana da net

Ainda que este post surja um pouco desfasado nesta sequência, ele surge com carácter de urgência:
- Obrigada pela humildade!
Não é humilde quem quer, é humilde quem pode!! Quem encerra dentro de si um mundo misterioso pleno de sabedoria e grandeza. Por vezes basta um sorriso, uma palavra ou apenas a simples existência para que toda a nossa angústia se dissipe.
Se eu tivesse lágrimas, choraria de alegria simplesmente porque existe! Que o «O Combate com o Demónio*» surja sempre nessa forma! *Stefan Zweig
«São demónios que tentam os seus 'possessos' com sonhos e possibilidades de grandeza, de beleza, de pureza, de infinitude, de genialidade, de imortalidade em troca do sacrifício das vidas estáveis, respeitáveis, bem- -pensantes, seguras, previsíveis, comprometidas com o mundo exterior. É uma voz demoníaca incompreensivelmente persuasiva a que exorta estes homens, em obstinados sussurros interiores, a revoltarem-se contra a pessoa 'boazinha', 'dócil' e 'mansa' que existe em todos eles, uma voz que troça violentamente dos seus 'bons sentimentos', dos seus desejos de conciliação, diplomacia e harmonia com o mundo em que vivem, um mundo que, segundo essas vozes demoníacas, não os merece, não está à sua altura, um mundo que se compraz na mentira sistemática, no auto- -engano, nas dependências sociais e afectivas interesseiras e vampirescas, um mundo, enfim, que, de tão espúrio, medíocre e instalado na sua balofa e repelente moralidade burguesa, não merece deles qualquer tipo de comprometimento - o comprometimento destes autênticos génios da honestidade e do autoconhecimento humanos é apenas com os seus altamente idealizados e intransigentes mundos interiores.»

Sem comentários: