domingo, junho 18, 2006

As Mulheres e a Ciência

Este post não pretende ter um carácter feminista ou de algum modo ser uma tentativa para sobrevalorizar as mulheres, é apenas o resultado da minha imensa curiosidade. Vivemos num mundo em que cada vez mais, homens e mulheres, deverão estar lado a lado de modo a preservá-lo, melhorá-lo e fazer dele o paraíso que todos nós sonhámos um dia.
Actualmente em Portugal quase 60% dos estudantes universitários são mulheres, espalhando-se pelo vasto leque de cursos existentes, alguns deles outrora escolhidos maioritariamente por homens.
Estes números conduzem-nos, inevitavelmente, ao facto de cerca de 43% dos investigadores portugueses serem mulheres.
Não podemos dizer que somos excepção pois, de um modo geral, nos outros países da Europa a tendência é semelhante, tendo sido constituído em Novembro de 1999 o " Grupo de Helsínquia sobre Mulheres e Ciência", cujo nome deriva do facto de a reunião se ter realizado em Helsínquia
Ao longo da História muitas foram as mulheres que tiveram um papel preponderante no desenvolvimento da Ciência. Remontam a 4000 anos atrás, os primeiros indícios da participação activa da mulher na Ciência com o aparecimento do nome de En Hedu'anna ligado à astronomia, matemática e também à arquitectura. Deixou um conjunto de poemas, sendo o mais conhecido 'Exultation of Inanna'.
Nas próximas postagens falarei particularmente de algumas delas, nomeadamente as que tiveram um papel mais preponderante, pois seria fastidioso e exaustivo fazê-lo para todas.

Sem comentários: