quinta-feira, junho 22, 2006

Rectas paralelas encontram-se no infinito

foto tirada daqui

Rectas paralelas encontram-se no infinito. Hoje mantive uma interessante discussão acerca desta frase. Se olharmos as duas linhas do comboio, temos a sensação que elas se cruzam algures, no infinito. É a chamada Geometria Projectiva, considerada uma extensão da geometria euclidiana pelos elementos do infinito. Surgiu com os artistas do Renascimento, numa tentativa de dar aos quadros que pintavam uma forma real dos objectos de modo a serem facilmente identificados.
Ao olhar o ponto longínquo onde as duas linhas parecem cruzar-se não posso deixar de fazer a ligação a este fantástico acontecimento que foi o surgimento da net e a possibilidade que nos trouxe de trocarmos ideias, pensamentos e até sentimentos num paralelismo tal, que mesmo dando-nos a sensação da convergência nos vai mantendo isolados, cada um no seu trilho.

2 comentários:

pb disse...

mas minha Amiga, as linhas do comboio por muito compridas que sejam, encontram sempre um cruzamento das mesmas, assim é na net, por vezes a convergencia acontece... beijos e bom fim de semana

alecerosana disse...

Sim, por vezes acontece. Um bom fim de semana também para ti.
Beijitos!