sexta-feira, maio 05, 2006

Metron Logos

Nos dias que correm a Metrologia está cada vez mais infiltrada no nosso dia a dia, uma vez que, finalizada a etapa da subsistência primária, nos preocupamos cada vez mais com a qualidade e, sem metrologia, não há qualidade. Ela está presente nas mais pequenas coisas do nosso dia a dia, quer na quantidade de batatas que compramos no mercado, quer nas análises que nos indicam o nosso estado de saúde, assim como nos grandes projectos de investigação e desenvolvimento não falando de outros sectores que obrigatoriamente a aplicam. No entanto é curioso notar que, por vezes, os que deveriam ter mais presente esta ciência são os que mais a negligenciam avançando com equipamento não calibrado que levará, inevitavelmente, a resultados com uma certeza cuja incerteza nos faz desconfiar.
Em modo de definição, cito aqui J.B. Tomé no livro Portugal e a Europa no Mercado Mundial da Qualidade - Realizar implica medir. Noções de grande ou pequeno, estreito ou largo, pesado ou leve, branco ou preto encerram a noção de comparação com um padrão ou com uma referência: medição, afinal.
É importante estabelecer o elo entre a ciência que trata da medição - Metrologia e a Qualidade que podemos definir como a ciência que trata da adequação ao uso. Talvez possamos compreender melhor se atentarmos cuidadosamente na seguinte afirmação: Na natureza não existe igualdade, tal como se pode dizer de igual modo também não existe simultaneidade, e a estatística demonstra que a probabilidade de duas grandezas serem iguais (ou de acontecimentos serem simultâneos) é nula. A igualdade constitui pois uma caracterização convencionalmente verdadeira apenas segundo objectivos bem determinados e apenas para determinados fins, S.D. Antunes em Metrologia e Qualidade. Todas as medidas são feitas tendo em conta um determinado padrão de referência, ou seja, comparando.
Por tudo isto e muito mais é cada vez mais importante começarmos a distinguir a Metrologia da meteorologia e percebermos que se queremos produtos certificados, laboratórios acreditados, etc etc.. teremos de, necessariamente, preocupar-nos com a qualidade e entendermos bem o que é a metrologia.
Dirão: mas porque é que esta resolveu bombardear-nos com esta treta? Ora... muito simplesmente porque estou cansada de ser emendada quando pronuncio a palavra Metrologia - metron (medida) + logos (ciência).
Sejamos felizes, mas com qualidade!

Sem comentários: