quarta-feira, maio 03, 2006

nuclear

Núcleos, fissão e fusão...
Acho importante explicar e debater um tema de tão grande importância como a construção de uma Central Nuclear em Portugal. Não pretendo com este post um rigor científico.
Há determinados elementos químicos, como por exemplo: urânio, plutónio, tório, etc, que possuem isótopos capazes de desenvolver reacções nucleares que transformam massa em energia. Dentro deste tipo de reacções podem considerar-se dois sub-tipos: fissão nuclear e fusão nuclear. Na primeira um núcleo atómico subdivide-se em dois e na segunda, dois núcleos fundem-se, ocorrendo neste processo produção de calor. A primeira não liberta para a atmosfera gases tóxicos, o que é uma vantagem. Este tipo de reacções são as chamadas reacções em cadeia o que quer dizer que depois de iniciadas elas se vão desenvolvendo continuamente.
É nas Centrais nucleares que ocorrem este tipo de reacções, que têm algumas vantagens, uma delas é o facto de não produzirem gases tóxicos (fissão nuclear) que poderiam causar um aumento do efeito de estufa, pois não utilizam combustíveis fósseis, mas, em contrapartida, produzem lixos nucleares que têm de ser armazenados muito cuidadosamente para não haja qualquer hipóteses de fuga para o ambiente. Para além disso, caso haja um acidente, as consequências a curto, médio e longo prazo serão catastróficas.
Uma grande parte dos Países europeus e não só, adoptou este tipo de produção de energia.
A minha pergunta é: somos um País com sol, mar e algum vento, será que é absolutamente indispensável a criação de Centrais nucleares? Como é evidente, estando nós tão próximos de outros Países europeus que adoptaram este sistema, estaremos sempre sujeitos às consequências directas ou indirectas da ocorrência de acidentes e, até, do armazenamento do lixo nuclear. Mas, um mais um são dois, quanto mais Centrais existirem maior é a probabilidade da ocorrência de acidentes e maior a quantidade de lixo que é necessário armazenar.
De coração, sou contra a energia nuclear, no entanto a razão diz-me que poderá ser uma alternativa. Que fazer?? Continuo a achar que mais vale prevenir que remediar, caso haja hipóteses de explorar outro tipo de fontes de energia. É urgente debater, queria deixar aqui um link, como não o sei fazer, deixo o site http://debate-nuclear.net/blog/como_apoiar.

Sem comentários: