quarta-feira, maio 03, 2006

Acidentes de trabalho

Vem este post a propósito da tentativa de prolongamento da actividade laboral dos trabalhadores para além dos 65 anos e não só.
Os acidentes de trabalho acontecem, uma grande parte das vezes, não só pela falta de segurança no local de trabalho, como também pela incúria do próprio trabalhador e ainda pelo facto de nos esquecermos que há determinadas alturas em que as nossas condições físicas não comportam a elaboração de "uma" determinada tarefa, nomeadamente uma actividade que exija acuidade e precisão.
Estou com uma grande gripe desde Segunda-feira, tendo ontem atingido o ponto alto, mas, como ando um pouco pressionada com datas que é necessário cumprir, insisti em ir realizar uns ensaios laboratoriais. Tudo bem, liguei o pc, introduzi no software as condições necessárias para a realização da experiência e fui preparar a amostra a analisar. Porque se tratava da pesagem de uma quantidade muito pequena de uma amostra líquida, muni-me de uma pipeta de pasteur (que é assim um tubinho de vidro muito fino com a ponta tipo capilar e uns 25 cm de comprimento), de uma pequena pompette e lá fiz uma tentativa para retirar a amostra do recipiente onde se encontrava, mas, porque estava meia "tremeliques", deixei cair a referida pipeta dentro do recipiente não tendo já qualquer hipótese de a retirar. Nova pipeta, mas, desta vez, fiz um pouco mais de força para a introduzir na pompette. Estão mesmo a imaginar o que aconteceu, como estava com os movimentos um pouco descontrolados devido à gripe e consequente febre, a força que antes tinha sido inferior à necessária, desta vez foi muito superior e senti o vidro estilhaçar e entrar pelo meu dedo dentro. Claro que fiz um corte de todo o tamanho, que se fartou de sangrar e com uma certa profundidade.
Conclusões: não devemos arriscar fazer determinados trabalhos quando não reunimos as condições físicas necessárias. Será que aos setenta anos a maioria das pessoas ainda estará plenamente capacitado para executar determinadas tarefas?

Sem comentários: